Cerca de 60 moradores do Bairro Nova Santa Marta, na região oeste de Santa Maria, realizaram um protesto no início da noite desta quinta-feira, por conta da falta de luz na região. Eles alegam que estão sem energia elétrica desde as 11h de quarta-feira, quando uma equipe da AES Sul foi até o local para consertar um poste que havia caído com o temporal do dia 15 de outubro.
Segundo os moradores, a luz foi cortada por volta das 11h de quarta, mas o poste não foi trocado. Por volta das 17h30min desta quinta, o trânsito na Rua Irmã Teresina Verner com a Rua dos Carpinteiros foi bloqueado. Galhos de árvores foram colocados nas vias e queimados. Uma carroça também foi colocada na rua para bloquear o acesso de veículos. Algumas pessoas faziam barulho com panelas e garrafas pet. 
Em protesto, um grupo de crianças chegou a se deitar no meio da rua, pedindo ajuda da AES Sul. No local, cerca de 50 famílias estão no escuro.
Está estragando toda a comida. Meus filhos são especiais e tomam remédio controlado, e agora não tem mais onde guardar, porque na geladeira não dá. Tem que ficar usando lanterna ara cozinhar e as crianças estão tomando banho gelado. Hoje uma equipe da AES Sul esteve aqui, mas só olhou e foi embora relata a moradora Silvana Moraes Rodrigues.
De acordo com os moradores, a Escola Adelmo Simas Genro também está sem luz e as aulas estão sendo ministradas somente durante o dia. Um mercado, que fica na esquina da Rua Irmã Teresina Verner teve que improvisar e puxar luz do vizinho para poder funcionar.
Ontem desligaram a luz e hoje veio a conta gritou um dos manifestantes.
"